Depressão

“Depressão é o mal do século” quem nunca ouviu essa frase?
Mas o que é depressão? Será que estou deprimido ou apenas triste?
Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. A tristeza é um sentimento que todo ser humano vivencia, entretanto, se esse sentimento se torna freqüente, normalmente agravado por sentimentos de apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectivas ou prazer pela vida, procure ajuda especializada.
A depressão é uma doença como outra qualquer e precisa ser tratada. Sabemos hoje que existe a predisposição genética. Mas não são todas as pessoas predispostas que tem a doença, isso porque depende de vários fatores que chamamos de estressores que podem desencadear a depressão. Podemos citar fatores de estresse psicológico, físico, algumas doenças, drogas lícitas e ilícitas e alguns remédios de uso contínuo.
O número de pessoas com depressão vem aumentando. A Organização Mundial de Saúde prevê que a depressão será a segunda maior causa de morte em 20 anos, principalmente nos países industrializados. Hoje são mais de 100 milhões de pessoas atingidas em todo mundo e no Brasil, soma-se 17 milhões de pessoas. Entretanto poucas procuram ajuda, por depreciar o que sente ou sentir vergonha de procurar um psicólogo ou um psiquiatra. O preconceito tem como base a ignorância de acreditar que a depressão é sinal de fraqueza. A negligência pode piorar o estado depressivo da pessoa podendo levar ao suicídio.
O tratamento depende da gravidade da doença podendo ser com remédios acompanhados pelo psiquiatra somado a psicoterapia ou somente psicoterápico.

4 comentários:

  1. Cristiane Magela,
    adorei realmente o momento que estive em acompanhamento com você. Profissional sensível, delicada e dedicada e que me ajudou a superar dificuldades.
    Obrigada mesmo

    Bárbara Vanessa

    ResponderExcluir
  2. A Psicóloga Cristiane, foi uma benção na minha vida. Com menos de 5 sessões, recuperei minha autoestima. Não dei continuidade, devido a problemas pessoas, mas preciso voltar logo, ela não é uma Psicóloga comum, ela se preocupa com seus pacientes, como se cada um fosse parte da vida dela. Cristiane liga, passa torpedos motivadores, ela é uma grande profissional, e um anjo de Deus na minha vida.

    Obrigada por existir Cristiane, bjs com carinho e respeito da sua paciente...Eliana Costa.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber se você tambem trata o assunto automutilaçao !

    ResponderExcluir