MEDOS E FOBIAS

 
O medo permitiu à espécie humana multiplicar-se e dominar a Terra. Fez com que nossos ancestrais se preservassem e por isso estamos aqui.

É um sentimento importante à nossa sobrevivência. Nos faz atravessar a rua em segurança, procurar um local seguro quando estamos num ambiente inseguro, etc.

Os sintomas do medo preparam o corpo para lutar, fugir, imobilizar-se ou fingir não temer. Entre outros, podemos destacar: batimento cardíaco acelerado, sudorese e falta de ar.

A fobia é um medo excessivo e irracional, desencadeado pela exposição ou antecipação de determinada situação ou objeto. Essa situação ou esse objeto é evitado a todo custo. Tal comportamento leva muito freqüentemente a limitações importantes na vida cotidiana da pessoa.

A fobia é um dos transtornos de ansiedade mais apresentados pelo ser humano e um dos distúrbios psicológicos mais estudados.

As fobias mais comuns são:

Agorafobia: medo de sair de casa.
Claustrofobia: medo de lugares apertados e fechados.
Aracnofobia: medo de aranha.
Fobia social: medo de estar sendo avaliado negativamente (socialmente).
Zoofobia: medo de animais.
Acrofobia: medo de altura.
Fobia escolar: Medo de ir à escola.

O tratamento da fobia dependerá da gravidade. Em alguns casos, um tratamento conjunto de medicamento e psicoterapia poderá ser necessário em outros casos somente a psicoterapia.

Não adianta tratar somente com medicamento, já que a fobia é apenas um sintoma de que algo está errado. O medicamento, quando prescrito, ajudará no retorno à vida normal, enquanto a psicoterapia trabalhará com as questões mais profundas desse medo irracional, auxiliando no autoconhecimento e no fortalecimento da auto-estima, para que o indivíduo possa viver sem a necessidade de esquivar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário